quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alfredo Volpi

Alfredo Foguebecca Volpi (14 de abril de 1893 a 28 de maio de 1988) nasceu em Lucca, Itália, e foi um pintor ítalo-brasileiro considerado, pela crítica, como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.Sem saber, viveu com pais adotivos. Autodidata, começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela.
Grande colorista, explorou através das formas, composições magníficas, de grande impacto visual. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Souza formou uma tríade de exímios coloristas, foco de livro denominado 3 Coloristas, escrito por Alberto Beuttenmüller (Ed. IOB, julho de 1989).
Trabalhou também como pintor decorador em residências da sociedade paulista da época, executando trabalho de decoração artística em paredes e murais. Realizou a primeira exposição individual aos 47 anos de idade.
Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, em 1956.
Não pertenceu oficialmente ao Grupo Santa Helena, porém sempre ia visitar seus amigos que oficialmente participavam como Zanini e Rebolo , situado na Praça da Sé, em São Paulo. Faziam parte do Grupo Santa Helena os seguintes pintores: Aldo Bonadei, Mário Zanini, Clóvis Graciano, Fúlvio Penacchi, Rebolo e outros.
Em 1927, Volpi conheceu o seu grande amor: uma garçonete chamada Benedita da Conceição, apelidada de Judith. É quase certo que Judith tenha sido sua modelo para o quadro Mulata.
Referencia bibliografica : http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Volpi.

domingo, 3 de julho de 2011

Ferrovias de MG

Foto tirada dia 20-06-11
Ferroviáriatrem MG-ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho, para transportarem pessoas ou carga de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada. A linha ou trilho, normalmente é constituída pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética (maglev). A composição pode ser puxada por uma locomotiva ou por uma unidade (automotora) auto alimentada que podem ser unidades simples ou múltiplas.

Usiminas

Foto tirada dia 12-06-11
Usiminas passa a estar neste novo município. Sua sede administrativa encontra-se em Belo horizonte, em frente à Universidade Federal de Minas Gerais e ao lado do BH-TEC. O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo.

Santana do Paraíso-MG

Foto tirada dia 17-06-11
Imagem de Circuito Usiminas de cultura 2011 MG.Em Santana do Paraíso na (sexta-feira)Com o Cantor Mineiro que traz alegrias para as crianças, e nos convida a perde a timidez, e cair na roda e na folia, cantar e brincar com a palavra.

Foto tirada dia 17-06-11
Imagem de Circuito Usiminas de cultura 2011 MG.Em Santana do Paraíso.Muitas novidades e músicas para os Estudantes, no Centro da Praça da Matriz.

Foto tirada dia 20-06-11
Como de costume em MG- uma bela feijoada no fugão a lenha, acompanhado com batata arroz e uma saladinha de couve.Um prato perfeito para o inverno, mais, nem todos conseguem ficar sem comer essa delicia de comida, no calor, mal esperam para chegar ao inverno e ja estão comendo a deliciosíssima feijoada.

Foto tirada dia 16-06-11
É importante assinalar também que os primeiros grupos de ciganos chegados a Europa ocidental fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e lendária, em parte como estratégia de proteção frente a uma população em que eram minoria, em parte como posta em cena de seus espetáculos e atividades.

Foto tirada dia 18-06-11
Os ciganos fazem parte de uma etnia de cultura própria, rica, já que por variadas razões encontram-se dispersos por todo o mundo, tendo passado, em suas andanças, por diferentes países, legando e enriquecendo a sua cultura. Uma pequena parcela, hoje em dia, ainda é nômade, mas a maioria, como no caso dos ciganos do Rio de Janeiro, é seminômade e sedentária.

Foto tirada dia 19-06-11
Esse Forno á lenha, para fazer deliciosas quitandas, fazia muito antigamente, hoje em dia nem tanto.
Hoje em dia estar muito moderno, gostam mais de fugao a gáz, acham mais prático.

Foto tirada dia 20-06-11
Esse simples fugão a lenha, faz muitas comidas típicas e gostosas de Minas.Geralmente se encontram muitos deles em fazendas.

Mesquita- MG

Foto tirada dia 20-06-11
Essa imagem é do Fórum de Mesquita- MG. Onde acontece audiencias, e resolver muitos problemas, tirar documentos e etc.

Foto tirada dia 20-06-11
Casa antiga Restaurada de Mesquita -MG. Hoje em dia, já não se mora assim como antes.As Casas estão se renovando cada vez mais. A cada ano que passa vão se tornando relíquias. 

Foto tirada dia 20-06-11
Centro da Praça de Mesquita MG. Onde se realizam várias festas, como por exemplo a de Santo Antônio. E também encontros de cavalheiros.Uma cidade de população média, com várias partes Rurais.

Fazenda Santana do Paraíso-MG

Foto tirada dia 15-06-11
Pintura da Fazenda do Senhor Alberto,onde viveu os seus 90 anos.Essa fazenda onde ele morava com sua esposa e tinha uma vida tranquila, onde quase não saia de casa.

Foto tirada dia 15-06-11
Esse é o Senhor Alberto. Retrato quando ele tirou em 1940, ele respresentou o exército em São Paulo.

Foto tirada dia 15-06-11
Vista de frente da fazenda do Senhor Alberto e Senhora Maria, uma tranquila e fresca varanda onde possamos descançar.

Foto tirada dia 15-06-11
Berrante. Foto tirada na fazendo do Senhor Alberto, muito usado em musicas sertanejas, muitas pessoas das zonas rurais adoram tocar. Bom só não é facil de tocar, tem que treinar bastante.

Foto tirada dia 15-06-11
Mais conheçida como Cerâmica, muito usada pelos escravos para carregar água, também pode servir de enfeite.Muito utilitária no estado de Sao Paulo e Minas.

Foto tirada dia 20-06-11
Como não poderia faltar nas fazendas, os Bois, serve até mesmo para tirar aquele leitinho de manhã, para tomar com café, o mais normal de Minas.

USIPA

Foto tirada dia 23-07-10
O cateto é chamado de porco-do-mato brasileiro, mas não é da família do porco, porque só tem três dedos nas patas de trás. Animal simpático, que às vezes no interior é criado dentro de casa. A sorte de quem enfrenta esse animal é que ele é totalmente incapaz de trepar em árvores, mesmo um tronco caído é um obstáculo intransponível para o bicho. Para marcar seu território, o cateto usa uma glândula que tem nas costas, onde sai uma gordura com cheiro forte que ele esfrega nas árvores, deixando esse sinal de cheiro, para que ninguém invada seu território.

Foto tirada dia 23-07-10
A anta brasileira vive Amazônia, na mata atlântica, no pantanal e no cerrado. Ela também pode ser encontrada em toda América do Sul exceto no Chile e no Uruguai.Elas gostam de frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, feijão, arroz, amendoim e milho.A anta tem hábitos noturnos, ou seja, durante o dia ela dorme bem escondida. Quando chega a noite ela sai da sua toca para pastar. É fácil encontrar a anta próximo da água porque ela gosta de tomar banho, se espalhando na lama e na água ela limpa o corpo dos parasitas.


Foto tirada dia 23-07-10
Jacaré animal muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta.O tamanho de um jacaré pode variar de 60cm (jacaré anão) até 6 metros e meio (jacaré açu), e pode pesar de 3 a 500 quilos.


Foto tirada dia 23-07-10
A maioria dos macacos vive em países quentes, alimentando-se de frutas e de sementes. São geralmente animais sociáveis.


Foto tirada dia 23-07-10
Garças Vivem aos bandos, frequentam rioslagoascharcospraias marítimas ou manguezais de pouca salinidade, e se alimentam principalmente de peixessapos e outros animais aquáticos. Algumas garças, como a vaqueira, se alimentam de insetos e não possuem relação com ambientes aquáticos.


Foto tirada dia 24-07-10
As galinhas domésticas não costumam voar, enquanto as selvagens podem voar por curtas distâncias. O que dificulta o voo das galinhas de granja é o fato de serem mais gordas e botarem mais ovos, um e até dois por dia, o que também influencia em seu peso. Em alguns casos, as galinhas têm ainda suas asas cortadas para evitar fugas.




Foto tirada dia 23-07-10
Exposição em quiosques na Usipa de cereais, que fazem bem para nossa saúde e que devemos sempre comer.

Estadio de futebol de Minas Gerais

Foto tirada dia 28/05/2010
O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o segundo maior estádio de futebol do Brasil e o 29ª maior do mundo, de acordo com as estimativas do World Stadium. No Brasil é superado apenas pelo Maracanã.

Paisagens de MG

Foto tirada dia 30-06-11
Esta é uma árvore chamada Gameleira, um dos pontos turísticos de Santana do Paraiso- MG, e também em muitos casos ela serve como ponto de referencia.

Foto tirada dia 24-05-11
Largo do São Francisco, em frente a Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei, uma vista muito linda e um bom lugar para se visitar.


Foto tirada dia 28-06-11
Vista da Lagoa Silvana, onde os turistas estão dando um passeio de barco, se divertindo e apreciando a beleza deste lugar lindo.

Foto tirada dia 13-06-11
Esta foto mostra uma rua da cidade de Santana do Paraíso, onde a população parece, que não tem educação, pois a uma placa escrita "Proibido jogar lixo neste local" e a população acha que jogando um pouquinho mais longe não tem problema, mais que falta de educação você não acha ?

Foto tirada dia 13-06-11
Era é uma imagem de um antigo " Pesque e Pague" em Santana do Paraiso-MG.
Um lugar tranquilo, onde as pessoas procuram para se destrair, descançar, com pescas, umas bandas de vez em quando.


Foto tirada dia 28-06-11
Essa imagem é da Lagoa Silvana, onde até mesmo turistas vão para apreciar essa beleza, um lugar de paz e muito sossego onde até mesmo se divertem.

Lugares turisticos de Minas Gerais.

Foto tirada dia 19/06/2011
Esta é a cachoeira Bela Vista de Santana do Paraiso-MG, é uns dos pontos turistico da cidade, onde turistas e moradores da cidade vão para se divertir.
Infelizmente a cidade jà esta começando a sofrer os efeitos da devastação,a cidade esta passando por momentos de escassez de água,alguns rios secando,riachos que já não existem mais,e lagos com o nivel inferior ao que deveria realmente ser,efeitos provocados pela destruiçao de mata que cerca a cidade e proteje os leitos dos rios.

Foto tirada dia  24/05/2011
A Ponte da Cadeia teve anteriormente outras denominações. Primeiro era conhecida como Ponte Nova, talvez por substituir alguma mais antiga ou então ser de construção mais recente em relação a outra, depois passou a ser conhecida como: Ponte Nova da Intendência, Ponte da Intendência, Ponte de Baixo, por ficar abaixo em relação com a do Rosário, e finalmente passou a ser chamada de Ponte da Cadeia, desde a mudança da cadeia do Largo do Rosário, em frente ao Passo de N. Sra. da Piedade.

Foto tirada dia 24/05/2011
O Teatro Municipal de São João Del-Rei foi construído em 1893. Passou por uma grande reforma entre 1922 e 1925.
Palco difusor da cultura regional até a década de 1970, chegou aos anos 1990 abandonado e sem condições técnicas de receber espetáculos.


Foto tirada dia 28/06/2011 
O Parque Ipanema é um parque público municipal, com área aproximada de 1 milhão de metros quadrados. Em seu perímetro, estão localizados diversos equipamentos públicos, como o Estádio Municipal Ipatingão, com capacidade para 24 mil pessoas, kartódromo Emerson Fitipaldi e Parque da Ciência. Possui ainda uma pequena ferrovia de 2,5km com uma autêntica Maria-Fumaça. O projeto do Parque Ipamena foi idealizado pelo renomado paisagista Roberto Burlemax.
Foto tirada dia 24/05/2011
Coreto é uma cobertura, situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar bandas musicais em concertos, festas e romarias. Também é usado para apresentações políticas e culturais.Este coreto da foto fica situado no Centro Historico de São João Del Rei.

Foto tirada dia 19-06-11
Esta é a Cachoeira do " escorregador" ou simplesmente "pedrão".
Localizada em Santana do Paraíso MG-, um dos pontos turísticos da cidade, onde todos podem se divertir.


Foto tirada dia 25-06-11
Lagoa Silvana é o maior e mais completo centro de lazer do Vale do Aço; local de banhos, pesca, esportiva, e passeios de barcos e Jet-ski. Localizada em dois lugares: Ipatinga e Caratinga, onde muitas pessoas diariamente frequenta este lugar para se divertir um pouco.

Times mais Conhecidos de MG e a Bandeira de Minas Gerais.

Foto tirada dia 26/06/2011
Estes são os três times mineiros mais conhecido: Atlético, Cruzeiro e América. O time campeão do Campeonato mineiro 2011 foi o : CRUZEIRO.
Foto tirada dia 26/06/2011
O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Ali surgia o Cruzeiro, com o nome de um dos principais símbolos nacionais: o Cruzeiro do Sul.
Foto tirada dia 26/06/2011
Clube Atlético Mineiro, conhecido popularmente como Galo, é uma agremiação esportiva sediada em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. É o mais antigo clube de futebol de Minas Gerais em atividade, fundado a 25 de março de 1908.
Foto tirada dia 26/06/2011
América Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, fundada a 30 de abril de 1912.

Foto tirada dia 26/06/2011
Ipatinga Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Ipatinga, no estado de Minas Gerais, e que adquiriu o direito de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2008 ao conquistar o vice-campeonato da Série B no ano de 2007.
Foto tirada dia 26/06/2011
A bandeira de Minas Gerais era um projeto para uma bandeira nacional, de autoria dos inconfidentes mineiros. Contudo, acabou sendo instituída como bandeira oficial do estado de Minas Gerais pela lei estadual nº 2793 de 8 de janeiro de 1963, embora as origens de sua utilização remontem ao século XVIII.

sábado, 2 de julho de 2011

Festas típicas de MG


Foto tirada dia 31-08-10
As festas juninas é uma das Festas Típicas de MG, uma festa muito animada, onde todos os participantes apreciar as comidas as comidas, e as danças tipicas.

Foto tirada dia 31-08-10
As Festas juninas em MG aconteçem normalmente em escola, cidades ou ate mesmo em zonas rurais (onde em quase todos os estado do Brasil é feita a festa).
Foto tirada dia 31-06-10
Em uma boa Festa junina não pode faltar um forrózinho para o pessoal cair na folia e dançar até cansar.

Foto tirada dia 11-06-11
Fogueira, tradição da festa de Santo António, em Mesquita-MG. No sábado a noite como todo ano a queima da fogueira . Aí ela esta começando a queimar.O evento reúne milhares de participantes, com a quiema da tradicional fogueira de 14 metros de altura. Mesquita possue vários pontos turísticos, a rua da Bananeira, rua Filipinas, O Larguim, a praça Benedito Valadares, o Campo do Royal.
Curiosidade: O antigo nome de Mesquita era Barão de Mesquita em homenagem a um barão que lá viveu.