O dia de Finados surgiu no século V, quando a Igreja Católica decidiu criar um dia em homenagem aos mortos. Após algum tempo, foi determinado uma data para ser celebrado este dia, que foi o dia 2 de novembro, seguido do Dia de Todos os Santos (1º de novembro).
Neste dia as pessoas prestam uma homenagem a seus parentes e amigos queridos, indo até os cemitérios levar flores e acender velas nos túmulos.
Também são celebradas missas e procissões em memória de todos os mortos.
No Brasil, o dia de Finados é feriado nacional.
No México, o dia de Finados é celebrado com uma grande festa popular, com desfiles nas ruas de pessoas vestidas de esqueletos, e há até encenação de funeral.
O diretor de escola tem a responsabilidade de ser um líder, tanto entre os professores e os funcionários quanto para os alunos. Ele cuida de tudo com muita sabedoria e contribui para o bom funcionamento da educação, aquela que é um dos grandes pilares da nossa sociedade.
Eles se somam no trabalho dos nossos educadores para contribuir na formação de crianças, jovens e adultos. Muitas vezes, a administração da escola não é tão lembrada quanto o ensino nas salas de aulas, mas em todas as ocasiões é ele, o diretor, quem representa e fala pela escola.
Para ser um diretor de escola, são necessárias três características fundamentais: ser um administrador, um educador e umaautoridade. Por isso, poucas pessoas se submetem a esse papel. Assim, quem exerce essa função merece todo o nosso respeito e admiração. Neste dia, dedicado a você, diretor, o CPT – Centro de Produções Técnicas homenageia quem dá a vida pela educaçãodo país.
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a formarepublicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo,Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
Referência Bibliográfica: Pesquisas feitas nos site ColegioWeb, Wikipédia e Cpt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário